Opinião

24/09/2014

ABELARDO DA(S) HORA(S)... INESQUECÍVEIS!




Por Rodrigo Deodato


Rua do Sossego, 307! Era assim que eu reconhecia a casa do nosso vizinho de rua... Sorridente, por vezes a porta de sua casa, conversava com todo mundo. Sempre munido de uma boina branca e uma camisa de linho bem posta. Mas, apesar da coincidência de endereços, foi o trabalho e a crença em um ideal de justiça que proporcionou, por várias vezes, o nosso encontro.

Em meio às mulheres esculpidas, com volumes que não passam despercebidos por ninguém, havia imagens de clamor e petitórios incisivos pela visibilidade do sofrimento dos que na fome, padeciam nas mais diversas regiões do nordeste... realidade válida para diversas regiões do mundo. Abelardo conseguia extrair do concreto aquilo que no barro já estava, mas que este não expressava por faltar impulso e orientação.

É este ensinamento que ele deixa como as suas belas mulheres de arte, ao público. Se suas peças estão em praças e galerias de todo o mundo... seu exemplo de conseguir mostrar o que ninguém vê (ou não quer...ou não se permiti ver) para que tal realidade seja transformada faz de Abelardo um militante atemporal.

Perseguido por regimes ditatoriais, preso e injustiçado, jamais abandonou a sua coerência política e seus princípios democráticos. Muito recentemente, nos falava que era em muito tachado de subversivo... E ele então sorria.

Subverter a ordem é também extrair o que está oculto. Sim, Abelardo, foste tu subversivo em todos os campos... e quão bom foi poder partilhar desses momentos de subversão, através da tua arte.

Não é hora de tristeza e nem pesar. Esta definitivamente não era a hora que Abelardo trazia! Hoje é momento de exaltar, de forma simples e irreverente, as lembranças do sempre Companheiro Abelardo da(s) Hora(s)... Inesquecíveis!

*

Rodrigo Deodato é Mestre em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco. Coordenador Executivo do GAJOP. Membro da Coordenação do Comitê Estadual pela Memória, Verdade e Justiça de Pernambuco (CMVJ-PE).

Comente

comentários 0






» Veja mais publicações
Rua do Sossego, 432, Boa Vista, Recife - CEP 50050-080 - Fone: (81) 3092-5252   Fax: (81) 3223-0081

© 2009 GAJOP - Gabinete de Assessoria Jurídica às Organizações Populares - Todos os direitos reservados.

Site desenvolvido por Ideias Bordô